NOTÍCIAS


 

Inglês - Interpretar, não só traduzir

Profª Laís Loffredo

Compreensão dos textos é fundamental para um bom resultado nas provas de Inglês, em que a parte de Gramática é minimizada. Esse é um formato tradicional nos vestibulares.

Com base nas provas mais recentes de Enem, Fuvest, Unicamp, Vunesp e Unifesp, procuramos aqui analisar e avaliar a qualidade e as tendências desses exames.

 

Enem

Cultural geral é o segredo para ir bem na prova do Enem. As questões desse exame são comumente de interpretação sobre temas como uso da língua inglesa, campanhas publicitárias de caráter educativo, ciência, poemas ou canções populares. A prova de 2016 apresentou a conhecidíssima “Ebony and Ivory”, de autoria de Paul McCartney, interpretada em parceria com Stevie Wonder. Note que nessa questão não é necessário empregar estratégias complexas de interpretação – ou mesmo conferir o texto – para chegar à alternativa correta.

 

 

Fuvest

A 1ª fase da Fuvest concentra-se em assuntos mais leves de cultura, ciência e tecnologia ou saúde. Observe o texto do último exame e a primeira questão sobre ele.

 

Os textos presentes na 2ª fase da Fuvest seguem uma linha semelhante e as questões supõem sua compreensão básica. É o caso da questão sobre a tira abaixo.

 

 

Unicamp

Com a atual ausência da língua inglesa na 2ª fase do vestibular e a tentativa de agregar questões interdisciplinares ao exame, a prova da Unicamp tornou-se muito mais exigente, não em termos de gramática, mas de leitura ampla e cultura geral.

As quatro alternativas para cada questão têm por finalidade avaliar a compreensão do texto como um todo, não bastando simplesmente identificar palavras. É o caso da questão abaixo, sobre o texto extraído da revista Scientific American.

 

 

Vunesp

Passemos ao exame elaborado pela Vunesp, agrupado aqui com o da Unifesp em razão de suas semelhanças. Ambas as provas privilegiam um tema unificador (o da 1ª fase da Vunesp foi o sono) e preferem textos que discutam os direitos de minorias ou, no caso da Vunesp, da mulher. As questões de gramática, presentes na 1ª fase da Vunesp, não exibem grau elevado de complexidade, como se pode notar no exemplo abaixo.

 

 

Unifesp

A Unifesp notabiliza-se por um exame que contempla um tema geral único, como os obstáculos à educação de mulheres e das classes menos favorecidas, caso da prova de 2016. Já a deste ano esclarece conceitos acerca do descarte de alimentos e o impacto de uma eventual campanha nesse sentido que viesse a ter efeitos benéficos ao meio ambiente.