NOTÍCIAS


 

Enem será agora em dois domingos

O Exame Naiconal do Ensino médio - Enem - foi modificado pelo Ministério da Educação e neste ano deixará de ser aplicado em um fim de semana, com provas sábado e domingo. Será realizado em dois domingos seguidos.

A primeira prova, em 5 de novembro, terá questões de Linguagens e Ciências Humanas (História, Geografia, Filosofia e Sociologia) e a Redação. A segunda prova, em 12 de novembro, terá questões de Matemática e Ciências da Natureza (Biologia, Física e Química).

Nos últimos anos (2009 a 2016), a primeira prova, no sábado, reunia questões de Ciências da Natureza e Ciências Humanas. A segunda prova, no domingo, tinha as questões de Matemática e de Linguagens, e a Redação.

Outra novidade: os cadernos de prova e o cartão de respostas serão personalizados, com nome e número de inscrição do candidato.

  

 

Análise

O prof. Edmilson Motta, coordenador do Etapa, considera preocupante a mudança do Enem. Em sua opinião, "não parece melhor distribuição das provas. A divisão anterior parecia mais adequada".

Ele explica que o agrupamento em um mesmo dia das matérias discursivas, Português, Ciências Humanas e Redação, e no outro dia das Ciências Naturais e Matemática poderá prejudicar o desempenho dos estudantes.

"Há evidencias, pelo estudo da participação dos alunos em simulados, de que acumular muitas disciplinas com a mesma característica numa prova prejudica de certa maneira o desempenho e até a estratégia de resolução das questões, o controle de tempo".

Segundo ele, "colocar tudo que tem manipulação, contas, num dia, e tudo que é análise de texto e imagem em outro dia, leva a um desgaste.

"Neste ano o aluno vai ter texto, texto, texto, texto e a Redação em um domingo. No outro domingo terá muitas contas com os 45 testes de Matemática e depois irá para Física e Química, também com muitas contas, Biologia é diferente e poderá ser um refúgio para o estudante dar uma quebrada no ritmo de prova e se recuperar".

Uma melhoria é o exame ser aplicado em duas semanas. "O estudante terá tempo para descansar e ficar mais bem preparado, podendo focar melhor em cada prova".