NOTÍCIAS


Professora e alunos do Etapa criam obra para a Elephant Parade

A obra ficará exposta até o final de setembro e em seguida será leiloada para ajudar na preservação de elefantes ameaçados de extinção

 

O Grupo Etapa adotou uma das 85 esculturas de bebês elefantes da exposição de arte “Elephant Parade”, que já percorreu dezenas de países em 11 anos e está no Brasil pela primeira vez. O intuito do evento é leiloar as estátuas e doar parte do valor arrecadado para instituições de preservação da espécie ameaçada de extinção.

 

 

A professora de Linguagem Arquitetônica do Etapa, Maria Souza, foi a responsável pelo desenvolvimento da arte aplicada à escultura em tinta acrílica e caneta marcadora. No final, a obra também recebeu tratamento de proteção em verniz, já que muitas obras ficam expostas ao ar livre em vias como a Avenida Paulista e Avenida Brigadeiro Faria Lima.

A principal referência para a criação da obra adotada pelo Grupo Etapa, denominada “Manacuca Legal”, foi o trabalho da pintora brasileira Tarsila do Amaral. “Ela foi muito importante para o movimento modernista brasileiro. Além de ser uma mulher paulista, traduz uma vibração de cores incrível”, comenta Maria Souza.

Maria Souza também foi responsável por selecionar alunos do Curso Etapa para executarem a pintura da estátua durante o mês de julho. “Foi uma oportunidade muito interessante de ter contato com a arte e com um evento grande como esse”, afirma Julia Marchioretto, aluna do Curso Etapa que pretende fazer arquitetura e urbanismo.

 

 

O “Manacuca Legal” está em exposição no Shopping Ibirapuera onde ficará até setembro. Depois, será leiloado e terá parte do valor arrecadado destinado a uma instituição e caridade de São Paulo e parte destinado à entidades de preservação dos elefantes.

 

Sobre a Exposição Elephant Parade

 

A Elephant Parade foi criada no ano de 2006, após Marc e Mike Spits, pai e filho, conhecerem um bebê elefante que havia perdido uma pata ao pisar em uma mina terrestre na Tailândia.

A primeira exposição ocorreu na cidade de Roterdã, na Holanda, e de lá para cá já percorreu países como Inglaterra, Alemanha, Itália, Holanda, França, Dinamarca, Japão, Bélgica e Estados Unidos.