HISTÓRIA


Conheça a trajetória do Etapa e veja como e por que ele se tornou um dos maiores e mais reconhecidos cursinhos do país.

ETAPA SURGE INOVANDO

Uma das instituições mais sérias e respeitadas no país tem sido a dos exames vestibulares. Eles surgem no começo do século XX. De forma transparente, passam a avaliar e selecionar jovens para os cursos superiores. Na década de 1960, em São Paulo, esses exames passam por transformações importantes, sendo unificados por áreas e produzidos de forma mais elaborada, seguindo padrões de reconhecida qualidade.

A década de 1970 completa as grandes mudanças dos vestibulares em São Paulo. A USP inicia uma unificação, passando a exigir um mesmo conjunto de matérias em todos seus exames. Em 1976, cria a FUVEST e passa todos os exames de seus cursos para essa fundação. É neste período de grandes mudanças que surge o ETAPA. Sua fundação ocorre em 1970 e é fruto do trabalho de profissionais ligados ao ensino e à preparação aos vestibulares. Surge inovando, já preparado para as novas características presentes nos grandes vestibulares. O ETAPA passa a ser o mais importante núcleo de preparação para exames que exigem formação geral forte em todas as matérias.

UM PROJETO QUE MARCA O ENSINO NO PAÍS

Um projeto cuidadosamente planejado pelos educadores que constituíram o ETAPA foi a criação de uma escola de ensino regular de altíssima qualidade. No ano de 1982 essa escola toma forma. É o Colégio ETAPA, que logo se torna um marco na educação brasileira. Pouco após sua fundação, o colégio começa a chamar atenção pelos prêmios que passa a conquistar. Inicialmente são as medalhas da Academia de Ciências do Estado de São Paulo. Em seguida os prêmios tornam-se nacionais. E em 1986 alunos do Colégio ETAPA são escolhidos para representar o Brasil em olimpíadas culturais internacionais. Hoje, o Colégio ETAPA é a escola brasileira mais premiada internacionalmente em eventos culturais patrocinados pelos países mais avançados do mundo.

Atualmente o Colégio Etapa possui mais de 500 medalhas e premiações em concursos de Física, Química, Matemática, Informática — que, por envolverem raciocínio abstrato, são as disciplinas mais avaliadas em olimpíadas no Brasil e no exterior.

Alunos do Colégio ETAPA têm se destacado nos vestibulares e nos cursos superiores, mostrando a enorme importância de uma base sólida. Seu sucesso se reconhece na qualidade dos postos de trabalho que conquistam, no vigor dos empreendimentos que realizam, na seriedade de pesquisas que produzem. Alunos do Colégio ETAPA são altamente diferenciados. Questão de formação, questão de mérito.

A PROPAGAÇÃO DE UMA EXPERIÊNCIA BEM SUCEDIDA

Na década de 1990 chega a hora do ETAPA levar sua experiência bem-sucedida para outras escolas. Para isso o ETAPA cria o Sistema Didático ETAPA que oferece programação e material didático a dezenas de escolas de São Paulo e de outros estados no país. O ensino forte e moderno do ETAPA ganha amplitude e sua cultura didática dinâmica passa a enriquecer o sistema educacional nacional.

Estudantes e professores podem usufruir de um apoio essencial que permite o desenvolvimento de um sistema sólido e bem estruturado para o Ensino Fundamental, Ensino Médio e Pré-vestibular.