PRÉVIA ONLINE
FUVEST

A pesquisa online foi encerrada com grande sucesso, contando com mais de 5 mil respostas.  A seguir uma análise importante sobre os fatores que influenciaram a nota de corte.

 A Prévia Online considera as médias por respostas de candidatos – comparativamente entre o exame atual e anteriores. Elas podem indicar – especialmente nas variações maiores – o que pode impactar nos cortes.  

Entretanto, há mudanças nas regras do vestibular que, por si só, levam a alterações nos cortes. É o caso da oferta de vagas pelo exame. Se, para um total semelhante de candidatos a uma dada carreira, as vagas oferecidas diminuírem em relação ao ano anterior, a tendência é que a nota do último chamado da carreira (Nota de Corte) será maior do que no ano anterior.  

Em 2020, há algumas alterações nas vagas de Ampla Concorrência (AC) para menos – em muitas carreiras com queda em torno de 10% (como Direito e Engenharia) – com impacto menor na tendência a elevar o corte. Do mesmo modo, houve aumento de vagas nas modalidades EP e PPI – como na Engenharia, que aumentaram as vagas de 313 para 359 – 15% a mais, podendo ter algum impacto menor numa possível redução do corte.  

Entretanto, o caso da Medicina Pinheiros é emblemático. As vagas de AC passaram de 105 em 2019, para 67 em 2020 – redução de 36%. A mudança tende a puxar o corte de 2 a 3 pontos para cima. Esse efeito pode ser ampliado ainda mais se os candidatos este ano tiverem – na faixa de notas mais altas – melhores notas (o que é possível mesmo com médias gerais menores este ano – o que não está acontecendo no conjunto das carreiras).  

Enfim, o conjunto de mudanças que está sendo introduzido na Fuvest, desde que criou as diferentes modalidades de ingresso, altera muito o perfil de entrada dos estudantes. Ao oferecer partes substanciais de suas vagas através do sistema SISU (Enem), as referências mais simples que os estudantes possuíam para avaliar suas chances, simplesmente deixaram de ter a efetividade que foi observada por anos.  

Clique aqui e acesse os dados da pesquisa